Como declarar heranças no Imposto de Renda?

Quem recebeu herança no ano anterior deve estar em dúvida se é necessário e como declarar heranças no Imposto de Renda. Sim, é necessário declarar na seção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”

A herança é classificada como rendimento isento e não tributável e, como tal, deve ser lançada na declaração na ficha “Bens e Direitos – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, item 14, “Transferências patrimoniais – doações e heranças”.

Da mesma forma, os contribuintes dispensados de apresentar a declaração – que não tiveram ganhos tributáveis no limite estipulado, são obrigados a declarar herança caso essa seja superior a R$ 40.000.

Caso o valor a ser lançado como herança seja superior àquele indicado na última declaração do “de cujus” (falecido), a diferença deverá ser tributada como ganho de capital, em 15%, obedecendo determinadas regras específicas.

É importante destacar que a herança só deve ser declarada depois de concluído o inventário. Enquanto esse processo não estiver concluído, apenas o inventariante (responsável pela gestão dos bens enquanto não há a decisão judicial final sobre a partilha) deverá declarar a existência desse processo na chamada “declaração de espólio“.

O que é a declaração de espólio?

A declaração de espólio, por sua vez, é dividida pelo Fisco em: inicial, intermediária e final; e como tal deve ser lançada no programa da Receita Federal conforme a etapa do processo. Se o contribuinte faleceu no anterior, por exemplo, a declaração de espólio no próximo ano deve ser a inicial. Há uma ficha específica no programa da declaração para o lançamento do espólio, na aba da esquerda. Os dados apresentados – CPF, inclusive – devem ser os do inventariante. Nos anos seguintes cada contribuinte deve lançar os dados normalmente em sua declaração de bens e direitos.

Dica Bônus
Para aqueles que querem se antecipar na entrega da declaração (garantindo, assim, a preferência no recebimento da restituição), uma opção prática e segura é o uso da certificação digital. Com o eCPF é possível o preenchimento dos dados no site da Receita (eCAC) , sem necessidade de baixar o programa.

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda deve ser verificado no site da Receita Federal. O envio fora após essa data sujeita o contribuinte a uma multa que pode chegar a 20% do imposto devido.

Fonte: Serasa Experian


Não deixe de ter a sua proteção digital e eletrônica, utilize sempre um certificado digital!

Adquira o seu Certificado Digital AGORA MESMO aqui na Via Certificado Digital.

Escolha abaixo o tipo e opção mais adequada a sua necessidade e utilidade.

Para Pessoas Físicas e Profissionais Liberais
e-CPF: para Pessoas Físicas.
e-Saúde: para Médico(a)s, Enfermeiro(a)s, Hospitais e Clínicas Médicas.
e-Jurídico: para Advogado(a)s e Escritórios de Advocacia.
e-Contador: para Contadore(a)s e Escritórios de Contabilidade.

Compre o seu certificado digital e-CPF agora!Compre o seu certificado digital e-Saúde agora!Compre o seu certificado digital e-Jurídico agora!Compre o seu certificado digital e-Contador agora!

Para Pessoas Jurídicas e Empresas
e-CNPJ: para Pessoas Jurídicas.
NF-e: para Nota Fiscal Eletrônica.
e-Simples: para Empresas optantes do Simples Nacional.
e-MEI: para Microempreendedores Individuais.

Compre o seu certificado digital e-CNPJ agora!Compre o seu certificado digital NF-e agora!Compre o seu certificado digital e-Simples agora!Compre o seu certificado digital e-MEI agora!

Os Certificado Digitais possuem validades de 12 meses, 24 meses ou 36 meses. E você pode optar pelo modelo Sem Mídia, que é utilizado direto no computador ou notebook através de um arquivo, ou através de mídias como Cartão ou Token/USB.

Todos os certificados são emitidos pela Serasa Experian.


VOCÊ AINDA NÃO TEM UM CERTIFICADO DIGITAL? QUER SABER COMO O TER O SEU?

COMO COMPRAR

1. Compra
Escolha o melhor tipo de Certificado Digital pra você e que atenda a sua necessidade e utilidade, informe seus dados e efetue o pagamento.

2. Desconto
IMPORTANTE: Antes de finalizar o pagamento verifique se o CUPOM DE DESCONTO CREDI15604 está aplicado a sua compra. Caso não esteja é só informar o código CREDI15604 e APLICAR que o desconto de 10% será concedido em seu certificado digital com SUCESSO!

3. Emissão
Nessa etapa você deverá ir presencialmente em um posto de atendimento.
Para isso, você receberá um email para agendar o melhor local, dia e horário.
Você deverá apresentar a documentação necessária. Veja aqui quais são.

4. Instalação
Após a validação presencial, aguarde 24h úteis e realize a instalação de seu Certificado Digital.

Pronto! Seu Certificado Digital estará disponível para uso.

Se não encontrar a informação que precisa ou se ainda tiver dúvidas, então fique a vontade para nos perguntar em nosso formulário de CONTATO.

Deixe um comentário