Saiba como declarar seu Imposto de Renda usando o Certificado Digital

Quem possui um certificado digital do tipo eCPF, pode realizar a declaração do Imposto de Renda de maneira mais fácil e segura, sem a necessidade de baixar o programa do IR. Isso porque, quem possui essa tecnologia, tem acesso à opção de “Declaração Pré-Preenchida” que já importa todos os dados que constam em seu CPF. Ótima opção né? Por isso, fizemos um passo a passo de como declarar o Imposto de Renda usando o Certificado Digital.

Antes de tudo: tenha seus documentos em mãos!
Utilizando a opção de declaração pré-preenchida, a maior parte das suas informações serão importadas, mas é sempre recomendado que você faça a validação desses dados, só para ter certeza.

Portanto, documentos em mãos? Vamos começar.

Primeiro passo: acesse o eCAC
Desde já, a simplificação da sua declaração já começa: você não precisa realizar o download de nenhum programa, todo o processo pode ser realizado pelo portal da Receita Federal, o eCAC. Então, acesse https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login.

Logo depois, com seu certificado digital já conectado ao computador, no canto direito clique em “Certificado Digital”. Em seguida, digite a senha PIN de seu certificado e clique em “OK”.

Segundo passo: inicie a sua declaração
Após acessar, clique em “Declarações e Demonstrativos”.

Em seguida em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.

Depois, clique em “Preencher Declaração Online” e “2020”.

Será aberta uma nova página, nela você verá todas as declarações dos anos anteriores e a de 2020 estará no topo como “não iniciada”. Clique no “+” no canto direito. Por fim, em “Importar declaração pré-preenchida”.

Agora, você deverá criar uma senha para acessar declaração caso precise interromper o processo. Bem como será necessário criar uma pergunta e resposta de recuperação.

Terceiro passo: atualize, preencha e confirme os dados de sua declaração
Ao acessar, você verá o resumo de sua declaração, informando a quantidade de dados já preenchidos. Primeiramente, verifique quais são os erros que foram encontrados, acessando o triângulo com exclamação no topo da tela.

Atualize os dados solicitados. Em seguida, recomendamos que acesse todos os itens, confira o que já estiver preenchido e acrescente o que for necessário.

Quarto passo: finalize e envie sua declaração
Após a revisão de todos os itens, clique em “entregar” no menu à esquerda. Logo depois, confira ou preencha os dados de sua conta bancária – é nela que você receberá a restituição, se for o caso. Depois, clique em “Aceito os termos e condições da declaração” e, por fim, em “Entregar declaração”.

E pronto, declaração finalizada!

Uma dica importante é que você guarde o recibo da sua declaração, caso seja necessário futuramente. Basta clicar em “Recibo” e salvar no seu computador.

Fonte: Serasa Experian


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e-CPF: para Pessoas Físicas.
e-Saúde: para Médico(a)s, Enfermeiro(a)s, Hospitais e Clínicas Médicas.
e-Jurídico: para Advogado(a)s e Escritórios de Advocacia.
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Para Pessoas Jurídicas e Empresas
e-CNPJ: para Pessoas Jurídicas.
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Os Certificado Digitais possuem validades de 12 meses, 24 meses ou 36 meses. E você pode optar pelo modelo Sem Mídia, que é utilizado direto no computador ou notebook através de um arquivo, ou através de mídias como Cartão ou Token/USB.

Todos os certificados são emitidos pela Serasa Experian.


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3. Emissão
Nessa etapa você deverá ir presencialmente em um posto de atendimento.
Para isso, você receberá um email para agendar o melhor local, dia e horário.
Você deverá apresentar a documentação necessária. Veja aqui quais são.

4. Instalação
Após a validação presencial, aguarde 24h úteis e realize a instalação de seu Certificado Digital.

Pronto! Seu Certificado Digital estará disponível para uso.

Se não encontrar a informação que precisa ou se ainda tiver dúvidas, então fique a vontade para nos perguntar em nosso formulário de CONTATO.

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